Que se trajem as nossas mordomas e as mulheres da Ribeira, que coloquem o melhor ouro, orgulho de uma ‘chieira’ que só em Viana do Castelo tem significado. Os pescadores que preparem as camisas e as flores para decorar os barcos. Que se embelezem os nossos andores. É tempo de tingir o sal para a noite mais longa e bonita do ano, de ultimar os carros alegóricos e de carregar os bombos.
Aproxima-se a hora em que os foguetes vão de novo ecoar por toda a região anunciando, ao som dos nossos bombos, de uma euforia sem igual dos gigantones e cabeçudos, que a Romaria da Senhora d’Agonia está de volta.
Agora, é finalmente tempo de voltarmos a ir a Viana, viver a festa, a padroeira, a tradição, como o fazíamos ano após ano. Está de volta a maior Romaria de Portugal.
Foram dois anos a sentir a festa à distância, deixando no ar a promessa de uma Romaria grandiosa em 2022, que agora nos preparamos para cumprir. Serão cinco dias e um programa com cerca de 45 momentos de festa ao vivo. Mas ainda muitos mais, contando com o que cada um de nós vai transportar para as ruas de Viana do Castelo por estes dias, porque agora SOMOS TODOS ROMARIA.
Este ano, o programa da Romaria da Senhora d’Agonia inicia-se em 06 de agosto, sendo o ponto alto de 17 a 21 de agosto, podendo ser acompanhado, também, através do nosso website www.festasdagonia.com, das redes sociais, da rádio e da televisão.
Neste programa, além de todos os momentos tradicionais que voltam ao formato habitual, destaque ainda para a exposição fotográfica na rua “Olhares da Romaria”. Da autoria dos fotógrafos que ao longo dos anos sempre a retrataram, e que se juntam neste momento único, estará patente nos dias da festa no Jardim Público.
E porque a festa de 2022 é especial, é já um orgulho para todos nós podermos contemplar o verde das Terras de Geraz a dar cor e vida ao cartaz oficial da nossa Romaria da Senhora d’Agonia e que já corre mundo.
Entre a devoção e a contagiante alegria, vamos todos fazer desta Romaria uma festa memorável, típica de um povo orgulhoso das suas tradições.
A COMISSÃO DE FESTAS
Num ano de transição, no qual tornamos a viver a romaria das romarias, anunciamos esta grandiosa festa com um singelo cartaz. Da sua composição destacamos dois elementos principais, a Praça da República e a jovem mordoma envergando um Traje à Vianesa das Terras de Geraz. Assim, se por um lado temos a antiga “Praça da Rainha”, qual palco de inúmeras romarias e sala de visitas de todos quantos nos visitam, por outro, o tom verde do traje usado, relembra-nos a esperança com que nos dois anos passados, aguardamos que as festas regressassem.
Da autoria de Renan Morgado, e com a jovem Maria Lima como modelo, a memória descritiva do cartaz deste ano apresenta:
“A Romaria de Nossa Sr.ª d’Agonia é sem dúvida a maior festa do Alto Minho, que junta milhares de pessoas na cidade de Viana do Castelo e é um momento de confraternização, tradição e alegria.
O verde, como cor que representa a esperança, quer demonstrar um momento de viragem, de fazer renascer o que não se pôde viver com total liberdade nos últimos dois anos, mostrando toda a beleza que envolve a cidade de Viana do Castelo e das Festas de Nossa Sr.ª d’Agonia.
Os movimentos das mordomas estão ressaltados através da dança que a alegre mordoma projeta neste cartaz, para que seja mostrada toda a vontade e desejo de que a Romaria de Nossa Sr.ª d’Agonia seja vivida na sua totalidade, com a esperança reforçada que o nosso futuro seja sempre melhor.”