Viana do Castelo – Portugal

Cartaz da Romaria 2024

Em toda a sua simplicidade, o cartaz deste ano, para além do sorriso arrebatador da jovem mordoma, surpreende-nos com um segundo par de mãos. Mas que mãos serão estas? O que é que estas representam? De quem serão? No mesmo registo de simplicidade, assim surgem as respostas. Estas são as mãos que constroem a Romaria d’Agonia, as mãos que preparam e decoram as ruas da Ribeira, as mãos que bordam e tecem os nossos trajes regionais, as mãos que dão vida aos instrumentos musicais, as mãos que nos embalam ao ritmo do vira. Mas estas também podem ser, as mãos que dão o último retoque no trajar e ourar, as mãos que nos levam até à Romaria, as mãos que guiam os barcos na Procissão ao Mar. Mas acima de tudo, estas são as mãos que rezam, as mãos que imploram à Virgem d’Agonia que interceda por nós, que mais um ano aqui vimos junto do seu altar. Contudo, para a mordoma Gabriela Sampaio, estas são as mãos que a criaram, as mãos que a amparam há 26 anos, as mãos de sua mãe.
No cartaz podemos ver a festa no tom festivo e no sorriso contagiante, e no peito da jovem mordoma, temos a devoção. Reparem como num apontamento tão diminuto, numa pequena medalha com esmalte, esta jovem vianense, leva junto do seu coração, a Santa Padroeira, Nossa Senhora d’Agonia.
 
No cartaz de 2024, podemos ver Gabriela Sampaio, natural de Vila Nova de Anha, com um Traje à Vianesa de Carreço vermelho. A figurar pela primeira vez num cartaz da romaria, este traje destaca-se de outros Trajes à Vianesa, pela simplicidade da saia, a qual não ostenta qualquer bordado, assim como, pelo ligeiro descobrir do peito, quando se remete o lenço do peito por dentro da camisa. Ainda sobre este cartaz, o design apresentado é da autoria da Blisq, uma empresa vianense especializada em design. Por fim, na memória descritiva apresentada juntamente com o cartaz podemos ler:
 

Com esta cartaz queremos destacar o orgulho pela Romaria e humanizar o sentimento indescritível por estas festas centenárias, no já reconhecível e marcado vermelho minhoto.

Ao isolar a Mordoma como elemento principal, demarcamos o legado e a história da tradição vianense e da beleza da mulher do Minho. O cuidado exímio e a delicadeza na preparação de cada peça fazem parte do sentimento de pertença e união que cada família deposita no momento de trajar. São estes detalhes, passados de geração em geração, que mantêm viva a genuinidade da Romaria.

A expressão da Mordoma representa a felicidade e o orgulho de ser vianense, de refletir e transmitir aos outros o respeito pela tradição, a honra de trajar, ourar e sentir Viana e aNossa Senhora da Agonia, representada na medalha que traz consigo ao peito.

A simplicidade da composição dirige o olhar para os pormenores do traje, tornando-o o protagonista do cartaz.

Recorremos a referências visuais e simbólicas representativas da nossa festa, evidenciando a utilização do sal no trabalho minucioso e árduo dos tapetes que se espalham pelas ruas de Viana, fruto das vivências e do toque das gentes e famílias históricas da Ribeira.

De uma forma subtil, está também presente uma tipografia que remete para o nome dos barcos ancorados no nosso cais e que saem no momento da festa para a Procissão ao Mar (graficamente representado pelo lettering em caixa alta e condensado).

“Somos todos Romaria” e todos levamos no coração a chieira de fazer parte da festa em honra de Nossa Senhora da Agonia.

Blisq Creative